Feijoada com feijão carioca

4.7/5 - (7 votes)

A feijoada com feijão carioca ou carioquinha, como também é popularmente conhecido em todo o país, é uma iguaria muito saborosa e comum, mesmo não sendo a versão mais tradicional do prato. Isso porque o único ingrediente que é alterado/substituído é o tipo de feijão, pois muitas pessoas não gostam de feijão preto.

Eu particularmente gosto das duas versões, mas confesso que só tenho o hábito de comer a feijoada com feijão carioca em circunstanciais onde alguém não goste de feijão preto ou quando o mesmo acabou sendo esquecido de ser comprado, graças a uma pequena falha humana, bem comum e sem muita importância, já que dá para improvisar.

Portanto, seja porque você não gosta de feijão preto ou esqueceu de comprar a iguaria para preparar sua feijoada saiba que está tudo bem, pois temos uma receita incrível que pode salvá-lo. Então, atendendo a pedidos da galerinha que acompanha o blog, segue receita completa de feijoada com feijão carioca. Confira logo abaixo:

Ingredientes

  • 1 kg de feijão carioca ou carioquinha
  • 1 kit feijoada (carnes)
  • 2 linguiças calabresas
  • 150 g de bacon cortado em pequenos cubos
  • 2 folhas de louro
  • 1 cebola grande picadinha
  • 5 dentes de alho amassados

Modo de Preparo

Antes de iniciar o preparo da sua magnifica feijoada com feijão carioca, preferencialmente no dia anterior, separe a linguiça calabresas que vem no kit feijoada e coloque as outras carnes de molho em água para dessalgar.

O ideal é trocar a água várias vezes durante o período de molho porque as carnes são muito salgadas. Também é válido colocar o feijão de molho para que elimine os gazes do grão e ajude a melhor a digestão do prato. O feijão também deve ter a água de molho substituídas várias vezes

  1. Primeiramente escorra e lave em água corrente as carnes e o feijão que focou de molho de um dia para o outro.
  2. Depois despeje a carne já lavada em uma panela grande com água o suficiente para cobri-las e leve ao fogo para ferver por cerca de 30 minutos.
  3. Em seguida acrescente o feijão, o louro e cozinhe até tudo ficar bem macio.
  4. Deixe sempre uma panela com água quente no fogão para você ir acrescentando à medida que for precisando.
  5. Em outra panela frite o bacon, então acrescente a calabresa fatiada e deixe fritar também.
  6. Em seguida coloque o bacon e a calabresa frita na panela junto com o feijão e reserve a gordura da fritura.
  7. Na gordura reservada frite o alho e a cebola.
  8. Depois despeje um pouco do feijão cozido dentro da fritura e deixe cozinhar uns minutinhos para agregar o sabor.
  9. Agora despeje tudo dentro da panela maior e deixe cozinhar até o caldo começar a engrossar.
  10. Normalmente a feijoada não precisa de sal porque as carnes utilizadas já são salgadas, mas é válido experimentar e veja se está do seu gosto ou se precisa temperar mais.

Informações adicionais

Caso prefira fazer essa feijoada com feijão carioca utilizando as carnes compradas fora do kit feijoada também é super válido, basta substituir e prepará-las como de costume para uma feijoada tradicional.

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhosa feijoada com feijão carioca, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos, lanches, guloseimas e sobremesas incríveis para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.