Pudim tradicional

Avalie este post

O pudim é um tipo de sobremesa muito saborosa daquelas que é um clássico super tradicional na nossa culinária e cultura gastronômica. Pois além de agradar a maioria das pessoas, devido sua mistura de sabor e praticidade, ele também é um dos queridinhos graças a sua versatilidade. Já que a sobremesa oferece variações que vão desde o pudim tradicional até aqueles mais elaborados.

Se você acompanha o nosso blog sabe que eu sou um pouco suspeita para falar quando o assunto é pudim, pois sou uma daquelas super fãs loucas que não perde a oportunidade de experimentar uma versão da deliciosa sobremesa. Então sedo bem sincera, acho que posso lhes dizer que a receita de pudim tradicional é bem simplista e não tem segredos.

Portanto, se você vai receber sua família ou amigos para um almoço ou jantar especial é quer servir um delicioso pudim tradicional, que tal conferir uma receita bem simples? Tenho certeza de que garantirá uma sobremesa incrível, como você deseja e que ainda arranque suspiros de todos. Gostou da ideia? Então é só se render a receitinha abaixo.

Ingredientes

Calda

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara de água filtrada ou mineral

Massa

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite (medida da lata de leite condensado)
  • 3 ovos inteiros

Modo de preparo

Calda

  1. Coloque o açúcar em uma panela em fogo médio e deixe que derreta até caramelizar e ficar moreno.
  2. Em seguida acrescente cuidadosamente a água, enquanto mistura delicadamente, e deixe cozinhar até obter ponto de calda.
  3. Por fim basta despejar em uma assadeira redonda com furo central (pudim) e reservar.

Massa

  1. Coloque os ovos em um liquidificador e bata até obter uma mistura bem lisinha e homogênea.
  2. Em seguida acrescente o leite condensado e o leite, e bata novamente até formar uma mistura bem cremosa e homogênea.
  3. Depois despeje essa massa cuidadosamente sobre a calda na assadeira.
  4. Então coloque a assadeira com a massa do pudim dentro de uma assadeira maior com água (banho-maria) e leve ao forno, preaquecido em temperatura média de 180° C, por cerca de 45 minutos
  5. Passado este tempo faça o teste do palito e ao confirmar que o pudim assou por completo desligue o forno, retire o pudim, deixe que esfrie em temperatura ambiente e leve para gelar.
  6. Antes de servir basta desenformar, cuidadosamente, e servir como de costume.

Informações adicionais

Caso você queira um pudim com furinhos, basta peneirar a massa antes de despejá-la na assadeira e depois tampar a assadeira com papel alumínio antes de lavar ao forno. Agora se você for fazer um pudim maior ou quiser colocar mais calda, basta seguir sempre a proporção 1/2 xícara (chá)de água para cada 1 xícara (chá) de açúcar.

  • Tempo médio de preparo: 60 minutos
  • Rendimento médio: 10 porções

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso pudim tradicional, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.