Bolo de fubá com requeijão e calda de goiabada da Ana Maria Braga

Avalie este post

O bolo de fubá com requeijão e calda de goiabada da Ana Maria Braga é um tipo de quitute que além de muito vistoso e saboroso também é uma opção bem pouco conhecida e popular, pois mistura ingredientes que o tornam um tipo de bolo bem sofisticado e que tem aquele toque diferente e bem especial que só de olhar da até para salivar.

Inclusive como a receita é uma reprise do quadro culinário da apresentadora no programa Mais Você do ano passado, para ser mais exata, do programa que foi ao ar no dia 11 de setembro de 2019, eu já a conhecia e até já havia tido a honra de testar a receita aqui em casa. Mas ao revê-lo no programa Encontro com Fátima Bernardes desta terça-feira, resolvi fazer novamente, principalmente porque minha mãe vem me visitar hoje no final da tarde.

Então se você como eu, assistiu ao programa e resolveu testar o preparo da iguaria, que apesar de parecer bem diferente e inusitada também é perfeita, pois une uma mistura de sabores inigualável, que tal conferir a receita completa, que eu já anotei e registrei logo abaixo, para que não haja erros, afinal de contas, esse bolo de fubá com requeijão e calda de goiabada da Ana Maria Braga exige muita atenção e cautela.

Portanto, agora é só conferir a receita logo abaixo e se jogar no preparo deste quitute mais que perfeito, pois tenho certeza de que todos, desde que gostem de bolo de fubá, requeijão e goiabada, vão amar esse bolo de fubá com requeijão e calda de goiabada da Ana Maria Braga.

Ingredientes

Bolo de fubá

  • 65 gramas ou 1/3 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
  • 150 gramas ou 3/4 xícara (chá) de açúcar
  • 110 gramas ou 1/3 xícara (chá) mais 1 colher (sopa) de requeijão
  • 3 gemas de ovo
  • 70 gramas ou 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 70 gramas ou 1/2 xícara (chá) de fubá
  • 3 claras de ovo batidas em neve
  • 1/2 colher (sopa) de fermento químico em pó

Creme de requeijão

  • 60 gramas ou 1/4 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 100 gramas ou 1/4 xícara (chá) mais 1 colher (sopa) de leite condensado
  • 110 gramas ou 1/3 xícara (chá) mais 1 colher (sopa) de requeijão
  • 3 gramas de gelatina incolor hidratada em 15 ml de água e aquecida no micro-ondas por 10 segundos

Calda de goiabada com vinho tinto

  • 150 gramas ou 1/2 xícara (chá) de goiabada em barra picada
  • 1/2 xícara (chá) ou 120 ml de vinho tinto seco

Modo de preparo

Bolo de fubá

  1. Coloque em uma tigela de batedeira a manteiga e o açúcar e bata em velocidade alta por 10 minutos.
  2. Em seguida desligue a batedeira, adicione o requeijão, as gemas, a farinha de trigo, o fubá e então volte a bater por mais 1 minuto em velocidade alta.
  3. Passado este tempo desligue a batedeira e incorpore lentamente, de pouco em pouco, com uma espátula as claras em neve e o fermento químico em pó.
  4. Depois basta despejar a massa em uma forma de 23 x 10 x 6 centímetros de altura untada com óleo e enfarinhada somente no fundo.
  5. Aí é só levar para assar em forno preaquecido em temperatura de 180° C por 40 minutos.
  6. Passado este tempo retire do forno, desenforme deixe esfriar sobre uma grade.
  7. Quando o bolo estiver frio é só corta-lo em fatias e servir com o creme de requeijão e calda de goiabada e vinho tinto.

Creme de requeijão

  1. Coloque o leite, o leite condensado e o requeijão em um liquidificador e bata até obter uma mistura bem homogênea.
  2. Depois desligue o aparelho e acrescente a gelatina hidratada e aquecida e bata por mais alguns segundos para que incorpore completamente a mistura.
  3. Em seguida despeje a mistura em uma tigela e leve à geladeira por no mínimo 40 minutos ou até a hora de servir que que ganhe a consistência desejada.
  4. Antes de servir junto com o bolo é primeiro, logo após retirar da geladeira, misturar o creme de requeijão com um batedor de arame para que fique bem cremoso, então é só colocar em um saco de confeitar e coloque sobre todo o bolo.

Calda de goiabada com vinho tinto

  1. Coloque a goiabada e o vinho em uma panela em fogo baixo e deixe que cozinhe por 10 minutos, misturando de vez enquanto.
  2. Após este tempo desligue o fogo e aguarde amornar, coloque em uma bisnaga e decore o bolo que já está coberto com o creme de requeijão.

Informações adicionais

Uma dica legal da Ana Maria, passada na receita oficial no Gshow foi quanto a uma montagem diferente. Pois caso deseje também é super válido dourar as fatias de bolo em uma frigideira antiaderente com manteiga sem sal derretida e cobri-las com o creme de requeijão e a calda de goiabada com vinho tinto somente no prato ao servir.

  • Tempo médio de preparo: 60 minutos
  • Rendimento médio: 12 porções

Agora que você já aprendeu como fazer a maravilha receita de bolo de fubá com requeijão e calda de goiabada da Ana Maria Braga, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos, lanches, guloseimas e sobremesas que além de deliciosas, ainda vai ajudá-lo a variar seu cardápio.

Reforço que essa receita de cobertura para bolo de fubá com requeijão e calda de goiabada da Ana Maria Braga foi retirada do programa Encontro com Fátima Bernardes de um quadro culinário que mostra nossa querida apresentadora Ana Maria Braga ensinando a preparar receitas incrementalmente deliciosas.

Link da receita na página oficial da apresentadora: https://gshow.globo.com/receitas/bolo-de-fuba-com-requeijao.ghtml

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.