Doce de leite caseiro

2.7/5 - (3 votes)

O doce de leite caseiro é uma iguaria saborosa e deliciosa que é muito comum e tradicional na nossa culinária, principalmente porque é muito utilizada para rechear e/ou cobrir outras guloseimas que amamos, como o churros, o rocambole doce, um bolo, aquela tortas, o famoso sonho e muitas outras opções que nem consigo lembrar agora para citar.

Sem falar que ele também pode ser consumido puro, em uma tradicional colherada após o almoço ou jantar, ou até mesmo com queijo que é  maneira mais tradicional. Aqui na minha casa, por exemplo, eu adoro fazer esse doce de leite caseiro e usá-lo também para rechear deliciosos crepes doces, pois a criançada adora.

Portanto seja como for consumir, o que sabemos é que o doce de leite caseiro além de muito gostoso, também é muito versátil, acho que é isso que o torna uma verdadeira paixão nacional. Então e você também gosta e até salivou em pesar neste doce de leite caseiro é só seguir a receita e voilà olha que doce de leite caseiro maravilhoso você sabe fazer.

Ingredientes Doce de leite caseiro

  • 2 litros de leite
  • 4 xícaras de açúcar

Modo de Preparo Doce de leite caseiro

  1. Coloque o leite e o açúcar em uma panela grande de fundo largo e leve ao fogo, médio, para cozinhar.
  2. Deixe cozinhar, mexendo durante o processo, até levantar fervura, o que leva cerca de 15 minutos.
  3. Então diminua o fogo e deixe cozinhar, enquanto mexe, até se tornar um doce marrom claro de consistência cremosa, o que leva cerca de 45 minutos.
  4. Em seguida desligue o fogo, despeje o doce em uma tigela de vidro o refratário e deixe esfriar.
  5. Por fim basta servir como de costume.

Informações adicionais

Caso seja do seu gosto também é válido acrescentar ao doce de leite caseiro ameixas pretas previamente aferventadas, coco ralado, passas maceradas ao rum, nozes picadas ou figo em calda.

O grande segredo de um doce de leite caseiro bem cremoso e com textura delicada é o processo de misturar durante todo o cozimento, assim o açúcar irá se dissolver por completo, sem formar torrões, e garantirá um doce excepcional.

Vale lembrar que o doce de leite caseiro também ser despejado em potes ou tigelas de vidro com tampa para guardar, em geladeira, caso não seja consumido no mesmo dia.

  • Tempo médio de preparo: 60 minutos
  • Rendimento médio: 1 porção

Agora que você já aprendeu como fazer doce de leite caseiro, que tal conhecer também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de doces e pratos incríveis para deixar seu evento muito mais apetitoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.