Pudim de laranja

3/5 - (1 vote)

O pudim de laranja é uma sobremesa clássica e diferente ao mesmo tempo, pois apesar do pudim ser uma sobremesa muito tradicional em todo o Brasil, o fato da iguaria ser saborizada a torna bem incomum e pouco popular na nossa cultura alimentar, já que é mais comum encontrar e preparar a versão tradicional da sobremesa. Claro que isso não interfere no fato da sobremesa ser deliciosa como se espera de um verdadeiro pudim.

Claro que como sabemos eu sou um pouco suspeita para falar, pois já citei aqui no blog diversas vezes pudim é a minha sobremesa predileta e talvez eu acabe a exaltando um pouco para mais. Mas apesar disso, não sou a única pessoa que adora o pudim de laranja, visto que todos que eu conheço que já tiveram o prazer de experimentar se surpreende com o incrível sabor. Quer ver? Então que tal aprendermos a fazer um delicioso pudim de laranja?

Se você gostou da ideia e quer testar fazer um delicioso pudim de laranja para a sobremesa do seu jantar ou almoço com amigos e familiares basta conferir essa receita incrível que separei para você. Tenho certeza de que a sobremesa será o maior sucesso aí na sua casa também, afinal de contas o pudim de laranja é delicioso.  Então agora é só seguir o passo a passo abaixo que vai dar tudo certo.

Ingredientes

Massa

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de suco de laranja concentrado (medida da lata de leite condensado)
  • 1 lata de leite (medida da lata de leite condensado)
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 4 ovos inteiros

Calda

  • 1 Xícara de chá de açúcar refinado
  • Rodelas e raspas de casca laranja a gosto

Modo de preparo

O preparo do pudim de laranja assim qualquer outro tipo de pudim deve ser iniciado pela calda, uma vez que a mesma é colocada na forma antes da massa.

Calda

  1. Coloque o açúcar refinado em uma panela e leve ao fogo baixo até derreter e virar uma calda caramelizada.
  2. Em seguida despeje essa calda em uma forma de furo central (pudim) de 20 cm de diâmetro e reserve.

Massa

  1. Coloque o leite em um copo, acrescente a farinha de trigo e misture até que dissolva completamente, então reserve.
  2. Em seguida coloque o leite condensado, o suco de laranja, o leite com a farinha de trigo e os ovos em liquidificador e bata até obter uma mistura lisinha e homogênea.
  3. Depois despeja a mistura na forma caramelizada e coloque dentro em outra assadeira maior com água (banho-maria).
  4. Então leve o pudim em banho-maria ao forno preaquecido em temperatura de 180° C para assar por cerca de 45 minutos ou faça o teste do palito.
  5. Após assado, retire o pudim do forno, deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por 4 horas para resfriar.
  6. Passado este tempo, desenforme o pudim e decore com rodelas ou raspas de casca laranja.

Informações adicionais

Caso deseje um pudim mais cremoso basta cobrir a forma com a massa com uma folha de papel alumínio antes de levar ao forno.

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso e simples pudim de laranja, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.